Qual o melhor Uncharted? Confira o ranking de todos os jogos da franquia

Achou interessante? Compartilhe com outras pessoas.

Qual o melhor Uncharted? Confira o ranking de todos os jogos da franquia

Foi uma jornada difícil montar este artigo de classificação de toda a série Uncharted, do pior para o melhorA Naughty Dog conquistou sua reputação estelar por contar histórias complexas, pessoais e atraentes. Meu primeiro contato com a série Uncharted foi com Uncharted 2: Among Thieves, no PS3, mas não demorou muito para eu me apaixonar totalmente por todos os jogos da série.

Após ter jogado todos os jogos, analisado reviews de outros jogadores e ter conversado com meu grupo de amigos do PS4, resolvi montar essa listagem do pior para o melhor jogo da série.

Já que você não precisa jogar todos os jogos para aproveitar totalmente a série, irei classificá-la da pior à melhor, e aí você decide quais irá jogar. Se você é um fã da série (ou está procurando um bom título para começar), essa lista é perfeita para você!

  • Plataforma (s):  PS3, PS4
  • Desenvolvedor:  Naughty Dog
  • Data de lançamento:  20 de novembro de 2007

Serei honesto quando digo que a única razão pela qual  Uncharted: Drake’s Fortune  ocupa uma posição tão baixa em nossa lista é porque as últimas continuações da série foram ficando cada vez melhores. Drake’s Fortune  é responsável pela fórmula testada e comprovada de Uncharted, apresentando ao público personagens e mecânicas básicas que definem a série e nos fazem querer sempre mais jogos da franquia.

A história é sobre Nathan Drake, um autoproclamado descendente de Sir Francis Drake, em sua busca para descobrir o verdadeiro destino de seu ancestral. Depois que um caixão vazio revela o diário de Drake e as pistas para um tesouro ainda não descoberto, Nathan e seus companheiros partem para encontrar a cidade de El Dorado e terminar a aventura final do infame explorador.

A jogabilidade da série Uncharted é variada, embora ainda relativamente simples. Este título contém elementos de combate TPS, plataforma e resolução de quebra-cabeças que tem como tema a exploração e aventura do jogo. O combate rendeu ao jogo algumas críticas em relação à sua dissonância ludonarrativa, mas acho que continua em espírito com outras histórias de aventura cheias de ação como Indiana Jones.

5. Uncharted: Golden Abyss

  • Plataforma (s):  PS Vita
  • Desenvolvedor:  SCE Bend Studio
  • Data de lançamento:  15 de fevereiro de 2012

A história se passa antes de Drake’s Fortune e segue o caçador de tesouros Nathan Drake enquanto ele busca a cidade perdida (e presumivelmente amaldiçoada) de Quivira.

A jogabilidade é relativamente padrão para a série Uncharted, girando em torno de plataformas, combate em terceira pessoa e resolução de quebra-cabeças. Novas mecânicas são introduzidas com os controles de toque e movimento do PS Vita, permitindo aos jogadores mirar suas armas com maior imersão, equilibrar Nathan nas cordas bambas, mover-se pelo ambiente e realizar ataques corpo a corpo com comandos dinâmicos. A tela touchscreen também pode ser usada para ajustar mecanismos e tirar fotos que podem tornar a resolução de quebra-cabeças um pouco mais fácil.

O jogo foi relativamente bem recebido, recebendo elogios por trazer a série Uncharted  para sistemas portáteis. Seu status como um título spin-off (e alguns problemas com a mecânica do PS Vita) fez com que ele não recebesse tanta atenção quanto seus irmãos da série principal, mas ainda possui uma qualidade decente. Os títulos dos consoles conseguiram fazer um pouco mais em termos de âmbito e história, empurrando Golden Abyss  para uma baixa colocação.

4. Uncharted 3: Drake's Deception

  • Plataforma (s):  PS3, PS4
  • Desenvolvedor:  Naughty Dog
  • Data de lançamento:  1º de novembro de 2011

Este jogo é a primeira tentativa da Naughty Dog de mostrar um pouco da história de Nathan, relembrando seus primeiros dias como caçador de tesouros e como ele conheceu Sully em meio a uma busca atual pela cidade perdida de Ubar.

Embora a maior parte da jogabilidade permaneça inalterada, alguns recursos de combate foram expandidos. Os jogadores agora podem entrar em combate corpo a corpo com vários inimigos, realizar uma variedade maior de ataques corpo a corpo e carregar vários tipos de armas ao mesmo tempo. 

O jogo também incluiu um recurso multiplayer cooperativo e competitivo, adicionando modos free-for-all e um sistema que permitia aos jogadores entrar em partidas com amigos. Infelizmente os servidores foram desligados no dia 3 de setembro de 2019.

Após o lançamento, Drake’s Deception recebeu vários prêmios de “Jogo do Ano” e uma recepção muito boa da crítica em geral. A personagem de Marlowe foi especialmente bem recebida, sendo elogiada como uma das melhores antagonistas femininas nos videogames em termos de poder e personalidade.

3. Uncharted: The Lost Legacy

  • Plataforma (s):  PS4
  • Desenvolvedor:  Naughty Dog
  • Data de lançamento:  22 de agosto de 2017

Uncharted: The Lost Legacy  é uma expansão da história lançada logo após Uncharted 4: A Thief’s End. Nathan Drake não faz parte do protagonismo desse título, tornando este o primeiro título de Uncharted a não apresentá-lo como protagonista. Em vez disso, a história acompanha Chloe e Nadine, ex-companheiras/rivais de Nathan, em sua busca para encontrar a lendária presa de Ganesh.

Os jogadores controlam Chloe durante o jogo. Já que ela é uma caçadora de tesouros de calibre semelhante a Nate, a jogabilidade não muda significativamente. O jogo é linear, mas os mapas maiores permitem vários caminhos ramificados para os jogadores seguirem à medida que avançam nas áreas. 

A expansão é interessante o suficiente por si só para garantir uma classificação mais alta em nossa lista, e caso tivesse a mesma qualidade de jogabilidade oferecida em Uncharted 4,  ela facilmente levaria o primeiro lugar.

Comprando na loja Amazon através do link abaixo você está ajudando o nosso site a continuar existindo (ganhamos uma pequena comissão a cada compra feitas através de nossos links), e você não precisa pagar nada a mais por isso!

2. Uncharted 2: Among Thieves

  • Plataforma (s):  PS3, PS4
  • Desenvolvedor:  Naughty Dog
  • Data de lançamento:  13 de outubro de 2009

Eu sei que é um pouco controverso colocar Uncharted 2: Among Thieves no segundo lugar. Um monte de pessoas consideram ser o melhor título da série.

Vou explicar por que ele ficou com apenas o segundo lugar um pouco mais pra frente, mas primeiro vamos nos concentrar em por que é um título tão impressionante. Se Drake’s Fortune foi um sucesso,  Among Thieves  foi uma explosão – pegou tudo de bom do primeiro jogo e tornou ainda melhor, reforçando os lugares onde seu antecessor falhou um pouco. 

A história segue a busca de Nathan para encontrar a cidade perdida de Shambhala. Com a ajuda de Chloe Frazer, Nate deve reunir pistas e descobrir um mistério de décadas em torno da cidade, tudo em uma corrida contra um criminoso de guerra que busca o poder sinistro contido nela.

A jogabilidade é relativamente semelhante a  Drake’s Fortune , mas consegue ser muito mais simples. O combate parece mais suave e atraente, e os inimigos parecem mais desafiadores embora ainda estejam equilibrados.

Among Thieves foi o primeiro título da série a apresentar modo multiplayer – como Drake’s Deception, que oferecia modos cooperativos e competitivos onde os jogadores podiam se unir para completar missões ou se enfrentar em times de deathmatches e outros modos. Novamente como seu sucessor, os servidores foram desligados em setembro de 2019.

Uncharted 2: Among Thieves  ainda é considerado um dos jogos de todos os tempos. Isso realmente mostra a qualidade geral da série que os fãs tenham os outros jogos em quase tão alta consideração. Ele ocupa o nosso segundo lugar, mas apenas por uma margem estreita.

1. Uncharted 4: A Thief’s End

Uncharted 4
  • Plataforma (s):  PS4
  • Desenvolvedor:  Naughty Dog
  • Data de lançamento:  10 de maio de 2016

No topo de nossa lista está Uncharted 4: A Thief’s End. Alguns de vocês podem recusar, mas meu raciocínio é simples – a série evoluiu com a nova geração de console. Com os recursos gráficos do PS4 todos a mão, a Naughty Dog criou uma aventura visualmente deslumbrante que explora não apenas o mistério oculto de uma sociedade pirata perdida, mas também o passado e as relações pessoais de seu personagem principal. A Thief’s End  se concentra em uma história mais fundamentada de irmandade e traição, mostrando os primeiros apelos de Nate para a aventura e a atração constante e atraente da vida que ele não consegue deixar para trás. 

A jogabilidade também melhora com o PS4 – embora ainda haja um foco substancial em tiros e combate corpo-a-corpo, A Thief’s End  carrega algumas lições sobre furtividade retiradas de The Last of Us, criando um equilíbrio que torna o combate mais dinâmico, ágil e envolvente. O jogo também apresenta árvores de diálogo, permitindo que os jogadores influenciem o curso das conversas no jogo. Embora as escolhas não afetem a progressão da história, elas dão aos jogadores um pouco mais de controle sobre Nate de uma forma que aprofunda nossa conexão e imersão com o personagem.

A Thief’s End  recebeu elogios da crítica em vários níveis, desde sua campanha incrível até seus mundos pseudo-abertos e multiplayer. Embora alguns fãs tenham ficado desapontados com a forma como ele se desviou da fórmula, outros gostaram de como a Naughty Dog atualizou os elementos da série enquanto ainda se manteve fiel ao que tornou Uncharted  tão fenomenal em primeiro lugar.

Comprando na loja Amazon através do link abaixo você está ajudando o nosso site a continuar existindo (ganhamos uma pequena comissão a cada compra feitas através de nossos links), e você não precisa pagar nada a mais por isso!

Compre a edição com os 3 primeiros jogos principais da série

Caso você tenha gostado de nossos breves comentários sobre os jogos, e tenha se interessado em entrar no mundo de Uncharted, não perca tempo e compre a edição The Nathan Drake Collection, que conta com os 3 primeiros jogos principais da franquia e está com um preço excelente na loja da Amazon. Confira no link abaixo:

0 0 votes
Article Rating
Achou interessante? Compartilhe com outras pessoas.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments