PlayStation 5 ou Xbox Series X: Qual o melhor custo-benefício?

Achou interessante? Compartilhe com outras pessoas.

PlayStation 5 ou Xbox Series X: Qual o melhor custo-benefício?

Descobrir qual console (Xbox Series X ou PS5) possui o melhor custo-benefício é essencial para nós brasileiros, que estamos passando por essa época difícil por conta da pandemia de COVID-19. Mas nesse artigo iremos te guiar para que você possa adquirir a melhor opção para o seu bolso.

Já fazem bons meses desde que ambos lançaram, e ambas as plataformas já evoluíram bastante com grandes atualizações sendo feitas por parte da Sony e da Microsoft. Também chegaram diversas novidades e jogos exclusivos para ambas as plataformas, facilitando ainda mais destacar os pontos individuais de cada console.

Não estaremos abordando o Xbox Series S nessa análise, apenas o Xbox Series X e PlayStation 5.

Xbox Series X Images
O Xbox Series X trás um design mais robusto e refinado comparado com o console da Sony.

Aqui o Xbox Series X já leva o primeiro ponto, não por beleza, mas por qualidade e aproveitamento de espaço. A carcaça do PlayStation 5 passa claramente a sensação de que foi feita com alguma espécie de plástico barato, e seu design também não foi muito bem aproveitado, já que o console é bem maior que o Xbox Series X, o que pode inclusive impedir que ele caiba em certas mesas e racks, e dificultar seu transporte caso seja necessário.

Os consoles trouxeram abordagens diferentes em seus conceitos de design: A Microsoft apostou em um Xbox Series X minimalista, sendo pequeno e não muito chamativo.

A Sony por sua vez, quis trazer um design mais futurista, com mais curvas, cortes e detalhes impressos na carcaça, assim como um led que ilumina o console e sua combinação de cores brancas e pretas. 

Não será contabilizado pontos por beleza, já que isso é subjetivo. Mas por seu tamanho menor e seu design mais clean, o Xbox Series X se saiu melhor.

Controles

O DualSense conta com diversas funcionalidades a mais que o controle do Xbox.

No que se diz a respeito dos controles, o  controle DualSense do PlayStation 5 está bem superior ao do Xbox Series X, tanto em qualidade, quanto em funções. O DualSense apresenta uma série de funcionalidades que não estão presentes no controle do Xbox, algumas delas incluem: feedback-tátil (incluindo gatilhos adaptativos), microfone integrado, saída de som integrada e touchpad.

O sistema de feedback-tátil do DualSense é incrível, e você poderá desfrutar dele assim que ligar seu PlayStation 5, pois o console já vem com um game completo instalado, que também serve como demonstrativo das funcionalidades do controle. Por exemplo, ao chover e o personagem abrir um guarda-chuva, você poderá sentir vibrações precisas em seus dedos de cada gota que cai sobre o personagem. Em fases que envolvem patinação no gelo, você recebe um feedback impressionante do controle, com sons e vibrações totalmente precisos.

O DualSense também conta com gatilhos adaptativos, por exemplo, em um jogo de tiro cada arma pode exigir uma pressão diferente sobre os gatilhos para que ela seja disparada, o que aumenta e muito a imersão.

Já o controle do Xbox se destaca somente pelo conforto, ele é bem mais confortável que o DualSense, mas perde em funcionalidades e até mesmo acabamento, com o controle da Sony dando a impressão de ser muito mais robusto.

Jogos

A Sony tem em suas mãos os direitos de exclusividade de diversos jogos excelentes, como God of War, The Last of Us, Spider-Man: Miles Morales e diversos outros. Jogos exclusivos da Sony só podem ser jogados em seus consoles.

Escolher qual plataforma tem os melhores games é um pouco complicado, pois ambos os consoles contam com grandes pontos fortes, mas vamos lá. O Xbox Series X é totalmente retro-compatível com todos os outros Xbox já lançados, isso significa que você poderá jogar centenas de jogos de gerações passadas (com uma qualidade muito superior graças a otimização feita pelo Xbox Series X) em um hardware bem mais potente.

O Xbox Series X também é o console mais poderoso da geração atual (com 12 teraflops, contra os 10 teraflops do PlayStation 5), isso significa que praticamente todo jogo irá lançar em uma qualidade e performance superior no Xbox Series X. Então caso você queira jogar os jogos com uma perfomance e qualidade superior, assim como também desfrutar de jogos das gerações passadas, o Xbox Series X vai lhe servir muito bem,

Por outro lado, a Sony conta com diversas séries de jogos exclusivas para os consoles PlayStation, como God of War, The Last of Us, Uncharted e Gran Turismo, fora os diversos estúdios que estarão produzindo jogos exclusivos para o PlayStation 5 no futuro. Então se você se interessa bastante nos exclusivos da Sony, o PS5 estará sendo um prato cheio para você.

Serviços

O Xbox Game Pass é a melhor pedida para o seu bolso.

O Xbox continua até o momento se sobressaindo na questão de serviços oferecidos por conta do Xbox Game Pass, serviço este que possibilita que com uma assinatura mensal ou anual, você tenha acesso a um catálogo com centenas de grandes jogos para todas as gerações do Xbox, incluindo GTA V, todos os jogos da desenvolvedora Bethesda (que foi adquirida pela Microsoft), FIFA 21, Forza Horizon 4, Rainbow Six Siege e muito mais.

Já o PlayStation 5 até oferece um serviço semelhante, o PS Now, porém, o serviço é muito limitado no Brasil, sendo necessário a criação de uma conta estrangeira para ter acesso ao catálogo. Ponto para a Microsoft.

Ambos os consoles necessitam de outro serviço de assinatura para que você possa jogar online e receber jogos ‘grátis’ mensalmente, no PlayStation se trata da PlayStation Plus, e no Xbox, Xbox Live. Lembrando que em ambas as plataformas, jogos gratuitos como Fortnite, Apex Legends e outros não necessitam dessa assinatura para quem possam ser jogados online.

Interface

PS5 UI
A interface do PlayStation 5 é mais limpa e concisa, tornando sua utilização mais simples e intuitiva.

A interface de Sony é bem mais simples e intuitiva do que a apresentada pela Microsoft, sendo necessário um tempo de familiarização bem menor para que você se acostume a navegar livremente através dela. Ambas são bem bonitas e agradáveis, mas a apresentada pelo PlayStation passa um visual de maior simplicidade aos olhos.

A interface do Xbox porém possibilita o uso da feature de Rápido Resumo, no qual você pode sair de um jogo, realizar outras tarefas no Xbox e quando sentir a vontade de jogar novamente, poderá retornar ao jogo do ponto em que parou com uma velocidade quase que instantânea.

Ambas as interfaces seguem a mesma linha das interfaces da geração anterior, sendo bem semelhantes, o que irá garantir que caso você tenha sido usuário de um Xbox One, por exemplo, se acostume bem rápido com a interface do Xbox Series X, o mesmo vale para o PS4, com o PS5.

Preço

O Xbox Series X é facilmente encontrado mais barato que o PlayStation 5. Imagem por: Billy Freeman, do Unsplash.

Ambos os consoles estão sofrendo com a falta de estoque global, mas ao pesquisar de maneira minuciosa sobre a variação de preços entre o Xbox Series X e PlayStation 5 nas lojas, é possível notar que o preço do Xbox Series X costuma sempre oscilar mais abaixo do que o do PlayStation 5, sendo assim, a opção mais barata.

A diferença de preço entre um e outro costuma variar de 300-500 reais no momento em que nossas pesquisas foram feitas (10/06/2021), sendo o Xbox Series X, como já foi dito anteriormente, o mais barato, apesar de ser o console mais poderoso da geração até o momento.

Vale lembrar que caso você queira entrar para a nova geração mas não tenha dinheiro suficiente para comprar o Xbox Series X, o Xbox Series S é encontrado por um preço bem abaixo e é também um console da atual geração bastante poderoso. Uma grande jogada da Microsoft focando no público de baixa renda. A Sony não oferece uma opção semelhante.

Qual o melhor custo benefício?

Xbox Series X
A decisão final.

Xbox Series X. Por ser um console mais barato que o PlayStation 5, mais poderoso e com serviços como o Xbox Game Pass, o Xbox vence a disputa de console com o maior custo-benefício da atual geração. 

Com o Xbox Game Pass possuindo uma assinatura de 30 reais mensais atualmente, você poderá jogar centenas de jogos que custam muito acima deste valor, no qual você iria gastar muito mais caso fosse comprar por fora do serviço.

A Microsoft frequentemente oferece descontos e promoções como por exemplo o primeiro mês sair por 1 real, ou os 3 primeiros meses por 5 reais. Sendo assim, o console da Microsoft é mais poderoso que o PlayStation 5, mais barato e oferece serviços que irão aliviar bastante o seu bolso durante esse período difícil que vivemos.

Compre com a segurança e confiabilidade da Amazon através do link abaixo e ajude nosso site a crescer e continuar trazendo novos conteúdos de qualidade.

4 1 vote
Article Rating
Achou interessante? Compartilhe com outras pessoas.
4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] se passou quase um ano desde que o Xbox Series X foi lançada, mas o console de última geração da Microsoft, sempre esgotado, já construiu uma […]